Observatório da Pesquisa em Currículo em Santa Catarina

Os estudos curriculares vem constituindo um campo de conhecimento com centralidade no âmbito das teorias sociais em geral e na educação em particular. O empoderamento do campo tem sido marcado pela capacidade de pesquisadores de diferentes perspectivas teóricas problematizarem questões educacionais fundamentais, trazendo assim para debate os principais elementos constitutivos da formação humana. Embora o campo curricular seja entendido como uma arena de lutas e como um território contestado, sua contribuição à prática educativa é inquestionável.

Nas universidades brasileiras cresce o movimento de construção de espaços próprios para pesquisa no campo do currículo, seja por intermédio dos programas de Pós-Graduação, pela constituição de grupos de estudos e/ou pesquisa ou ainda por atividades de ensino em cursos de formação. Nessa trajetória, o pensamento curricular vem adquirindo maturidade epistemológica e prática, buscando marcadamente sua inserção no âmbito das escolas.

Na Universidade Federal de Santa Catarina, os pesquisadores do Centro de Educação também  se ocupam dos estudos de currículo ainda que tangencialmente associados à outros objetos como é o caso dos trabalhos que se dedicam a pesquisar escola, infância, política educacional e tantos outros.  O ITINERA surge, portanto, como um espaço próprio para discussão e produção sobre currículo.

O grupo de pesquisa, foi criado em novembro de 2011 vinculado ao Centro de Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O grupo conta com (atualizar os números)  e que tem por objetivos:

a) Desenvolver estudos e pesquisas acadêmicas envolvendo problemáticas do campo curricular com ênfase em teorias de currículo, políticas curriculares, currículo e tecnologias, currículo e escola,  além de outras;
b) Realizar eventos que fortaleçam o debate sobre problemáticas educacionais e oportunizem ampla participação de estudantes e educadores das redes de ensino;
c) Estabelecer vínculos acadêmicos com outras instituições de Ensino Superior e de pesquisa interessadas na investigação do campo;
d) Desenvolver pesquisas sobre o currículo.

O grupo ITINERA reúne-se às quintas feiras quinzenalmente.